Notícias

SAMU NOROESTE Completa 5 Anos

23 de Novembro de 2018

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Noroeste, com sede em Umuarama, completou ontem 5 (cinco) anos de funcionamento.

O presidente do consórcio que administra o Samu, prefeito de Perobal Almir de Almeida, faz balanço positivo do serviço e diz que a população dos 101 municípios atendidos não consegue mais viver sem o Samu.

Os números justificam a importância do serviço que atende as regionais de saúde de Paranavaí, Campo Mourão, Cianorte e Ivaiporã. São 21 bases com equipes especializadas, mais de 400 profissionais capacitados.

 Desde o início das atividades, já foram feitas pouco mais de 400 mil telefonemas com uma média de 220 ligações por dia.

Desse total de ligações telefônicas, em cerca de 60% houve o deslocamento de ambulâncias para atendimento. Em torno de 10% dos telefonemas foram “trotes”, chamadas falsas, e o restante de pessoas apenas em busca de informações.

 Ao lado do vice-presidente do consórcio de municípios que cuida do Samu, prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, presidente Almir diz que a confirmação de que o trabalho prestado pelo Samu Noroeste é bom está na revalidação da qualificação do serviço ocorrida no dia 14 passado. Isso mostra que os serviços do Samu atendem as exigências da portaria 3671 do governo federal.

 Inadimplentes - Um dos desafios do Samu regional é receber em dia as mensalidades de todos os municípios. Os que não pagam em dia estão sendo cobrados por meio judicial, já que todos são obrigados ao pagamento.

 Espera por ambulâncias - Almir Almeida destaca que as ambulâncias do Samu Noroeste estão com mais de 200 mil quilômetros rodados, por isso, nem todas estão em perfeitas condições. Há poucos dias ele e os representantes dos demais Samus do Paraná estiveram reunidos com os deputados federais da bancada estadual e eles garantiram que vão liberar emendas no valor aproximado de R$ 8 milhões para a troca de ambulâncias. “Não resolve, mas ajuda muito”, diz.

FONTE: Umuarama Ilustrado em 23/11/2018

DEIXAR COMENTÁRIO

Outras matérias